Prefeito Paranhos Bettoni e comitiva com presidente do Paraguai Dr. Federico Franco

O prefeito de Paranhos, Dirceu Bettoni, acompanhado por uma comitiva formada por produtores rurais e empresários do município, que também tem negócios no país vizinho, entre eles, o produtor rural Italino Bonamigo e o também produtor rural e empresário Heliomar Klabunde, mantiveram um encontro com o presidente do Paraguai, Frederico Franco e com a governadora de Canindeyú, departamento (estado) paraguaio que faz divisa com o Brasil, Cristina Villalba de Abente.

Durante o encontro com o presidente e a governadora, que aconteceu na quarta-feira (22) em Curuguaty, cidade que fica distante cerca de 108 quilômetros de Ypêjhú, cidade paraguaia que faz divisa com Paranhos, do lado Brasileiro da fronteira, Bettoni e sua comitiva discutiram com as autoridades paraguaias, assuntos pertinentes a região de fronteira entre Brasil e Paraguai, especialmente na região de Paranhos e principalmente sobre a pavimentação asfáltica interligando Curuguaty a Ypêjhú, passando pelas cidades de Vila Gatimi e Itanarã.

De acordo com Dirceu Bettoni, durante a reunião o presidente paraguaio, Frederico Franco, reiterou o compromisso que já havia assumido anteriormente, quando ainda ocupava a vice-presidência do país, que a pavimentação dos 108 quilômetros é meta do governo paraguaio e está dentro do cronograma do governamental.

Segundo Bettoni, o presidente e a governadora Cristina Villalba confirmaram que o recurso para a execução dos primeiros 45 quilômetros da obra, ligando Curuguaty a Vila Gatimi já está garantido, as obras de pavimentação deverão iniciar em breve e o governo paraguaio trabalha agora para consolidar o projeto, alocando recursos para estender o asfalto até a divisa com o Brasil.

Paranhos, corredor para o Mercosul

A pavimentação do trecho interligando Curuguaty a Ypêjhú, na divisa com o Brasil, vai transformar Paranhos em um corredor para a importação e exportação para o Mercosul (Mercado Comum do Sul) e deixar o município brasileiro em uma posição geograficamente estratégica para receber investimentos.

Segundo o prefeito Dirceu Bettoni, o município de Paranhos é o ponto mais próximo da fronteira para se chegar a capital paraguaia, Assunção, bem como a países como Argentina e o Chile, para quem está em 25 estados brasileiros.

Segundo Dirceu Bettoni, de Ypêjhú e Paranhos até a capital paraguaia são apenas 308 quilômetros, sendo que de Pedro Juan Caballero, na divisa com Ponta Porã no Brasil a distância gira entorno de 540 quilômetros e de Ciudad Del Este, na divisa com Foz do Iguaçu, no Paraná são aproximadamente 460 quilômetros até a capital do país vizinho.

“Paranhos e toda a região Cone Sul serão beneficiados com este asfalto ligando Ypêjhú a Curuguaty. Será uma grande oportunidade para o desenvolvimento de nosso município e da região dos dois lados da fronteira”, destaca o prefeito.

Fonte: A Gazeta News

 

Deja un comentario